O meu ouvido

28 julho, 2007

Cat Power

Charlyn Marie Marshall ou Chan Marshall é a cantora que está por trás de tudo da banda Cat Power. Nascida em Atlanta, Georgia em 21 de janeiro de 1972, filha de um pianista, desde muito cedo em contato com a música, largou e ensino médio e foi morar em Nova York.
Lá, sob o nome de Cat Power, realizou seu primeiro show num Pub no Brooklin, segundo ela uma apresentação de improvisações, entre 1992/93.Em 1994 abriu alguns shows da cantora Liz Phair e conheceu Steve Shelley (baterista do Sonic Youth) e Tim Foljahn (guitarrista do Two Dollar Guitar), que a encorajaram a gravar os seus dois primeiros álbuns "Dear Sir" (1995) e "Myra Lee" (1996). Ambos foram gravados em Nova York no mesmo dia, em dezembro de 1994.
Em 1996 assina com a gravadora Matador e grava seu terceiro álbum entitulado "What Would the Community Think", lançando o clip do single "Nude as the News".
Após uma turné de 3 meses em 1996, Chan abandona a cena musical para trabalhar como baby-siter em Portland, no Oregon e depois muda-se para uma fazenda em Prosperity na Carolina do Sul com o seu namorado Bill Callahan (Smog). Chan Marshall planeava abandonar a música definitivamente, mas após uma noite de pesadelos surgem as letras que irão compor o álbum "Moon Pix", gravado no Sing Sing Studios em Melbourne na Austrália.
Com elogios da crítica, Cat Power passou a ser reconhecida pela cena do Indie Rock. A cantora americana é convidada a fazer o acompanhamento musical do filme mudo "A Paixão de Joana d´Arc", uma produção francesa de 1928. Nestes shows eram apresentados novos materiais e muitos covers, que deram origem ao álbum "The Covers Record" (2000), uma coletânea de versões tocadas por Chan entre 1998/99. Em 2003, Cat Power volta com canções novas no álbum "You are free", super elogiado e com a participação de músicos como Eddie Vedder e Dave Grohl.
No ano de 2004, ela lança seu primeiro DVD chamado "Speaking for Trees", acompanhado de um CD de áudio. Em 1996, Chan interrompe sua turné pelos EUA e pela Inglaterra por motivos de saúde. Mais tarde a própria cantora revelou ao The New York Times que estava em depressão profunda e com tendências suícidas devido ao uso de substâncias químicas e álcool, que passaram a fazer parte do quotidiano da cantora durante os ininterruptos shows e turnés desde 1998.
Após tratamento psquiátrico no Miami's Mount Sinai Medical Center, Chan Marshall regressa recuperada e lança aquele que é considerado o seu mais bem elaborado álbum "The Greatest" em 2006, com a colaboração de Al Green e do guitarrista Teenie Hodges. Um flerte da musa indie com o soul. Cat Power agora encontra-se nos projectos de gravação de seu novo álbum pré-entitulado "Sun" a ser lançado em 2008.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial