O meu ouvido

25 fevereiro, 2007

Nitin Sawhney - Homelands





Nitin Sawhney é um artista anglo-indiano talentoso e multifacetado que se tem distinguido enquanto músico e produtor (tendo já colaborado com nomes como Sinéad O'Connor, Paul McCartney ou Sting).
Nitin salta definitivamente para a ribalta em 1999 com o álbum "Beyond Skin", considerado um dos discos do ano pelas mais prestigiadas publicações da especialidade, no entanto, a sua história começa alguns anos antes.
O cantor estreia-se nos discos em 1993 com o álbum "Spirit of Dance", lançado por uma editora criada por si. Pouco depois, assina contrato com a Outcaste Records e lança, em 1995, "Migration", um disco que aborda, de resto como a generalidade dos discos do músico, a temática da identidade cultural e do sentimento de pertença a uma cultura mesmo estando geograficamente afastado dela, e que lhe vale rasgados elogios por parte da crítica.
Em 1996 Nitin edita o seu terceiro álbum de originais intitulado "Displacing the Priest".
Três anos depois surge o aclamado "Beyond Skin", um trabalho brilhante de fusão de música indiano, o flamenco, a soul, jazz e drum n' bass, acompanhado por letras de cariz social, rematando tudo isto com uma produção sóbria e elegante, que esteve a cargo do próprio.
Após a aclamação por parte da crítica seguiu-se uma extensa tournée que passou pelo prestigiado Royal Albert Hall de Londres, e um pouco por toda a Europa (de Portugal à Dinamarca).
Em 2001 Nitin Sawhney está de volta com "Prophesy", um disco editado agora pela V2, que conta com as colaborações de músicos de vários pontos do atlas como Cheb Mami (Argélia), Natacha Atlas (Inglaterra/Iémen), Trilok Gurtu (Índia) e mesmo um coro de crianças do Soweto (África do Sul). A sonoridade e as letras de "Prophesy" revelam, mais do que nunca, Nitin Sawhney como um artista atento e aberto à música e às diferentes culturas do mundo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial